Há 15 anos
quinta-feira
FIXAÇÃO
• Exemplos das 3 fases do JOL
• Explicar porque é de cada fase
FASE TRANSPOSITIVA
Sites de jornais como o da Zero Hora e do Jornal do Brasil mantém características da fase transpositiva, pois oferecem opção de acesso à versão impressa do jornal. É importante salientar que o Jornal do Brasil só oferece o acesso à versão on-line a assinantes, o que descaracteriza o acesso livre ao conteúdo da web, como acontece na versão impressa disponível no site do Jornal Zero Hora,onde é possível folhar o jornal através das ferramentas da internet.
METÁFORA
O site da Revista Exame apresenta características da fase da metáfora, pois em algumas matérias apresenta gráficos, links para as matérias mais lidas,mais impressas, mais enviadas, para as últimas notícias e para outras manchetes. Uma das características mais marcantes no site e que lembra o impresso, é que a interação é restrita, não sendo possível ao leitor nem mesmo comentar as matérias.
WEBJORNALISMO
A fase denominada webjornalismo é a que mais se difere da transpositiva, pois apresenta recursos como várias formas de interação, seja através de comentários dos leitores, de complementações às matérias publicadas, além da disponibilização de links com informações a mais através de um outro suporte e com a utilização de outros recursos como vídeo, pod cast,e animações em 3D. O site G1 e Zero Hora, além de outros sites criados exclusivamente para veiculação na rede apresentam estas caracteísticas:
Em algumas de suas reportagens como a do exemplo acima, a matéria vem acompanhada de um vídeo com a reportagem transmitida pelo Jornal Nacional ou qualquer outro transmitido pela Rede Globo ou uma de suas afiliadas, além de links para os sites desses programas. Ao lado de todas as matérias também é possível visualizar a coluna denominada "Plantão", onde são postados links com as últimas matérias publicadas no site.
Um outro exemplo de interação apresentado pelo site G1, é um quiz com perguntas sobre um assunto global: a crise mundial por exemplo.
O quiz funciona da seguinte forma: ao escolher uma opção de resposta, caso essa não seja correta, o leitor será remetido a uma nova janela com explicações sobre a resposta correta, além de um link para uma matéria trazendo informações relacionadas à questão. Desta forma, o quiz funciona como uma ferramenta de avaliação que poderá medir o quanto os leitores acompanham as matérias sobre determinado assunto, pois se tivessem lido estas matérias relacionadas antes de participar do jogo, poderiam responder corretamente as questões propostas.
O site do jornal Zero Hora, apesar de apresentar características da fase transpositiva, como a reprodução do jornal impresso, também apresenta características marcantes do webjornalismo:
O site disponibiliza espaço para comentários, para complementação das matérias veiculadas, além de uma coluna com notícias relacionadas à matéria que está sendo lida no momento. Neste exxemplo, que trata da exploração do pré-sal, a matéria vem acompanhada de um gráfico com animaçao em 3D.
• Fazer uma matéria a partir de sua percepção do que “deve ser” uma matéria para jornalismo on line.
Velocidade, links com informações em outros formatos, como vídeo, infográficos, entre outros recursos que a web pode disponibilizar para a criação de um ambiente "livre", onde os leitores possam escolher que rumo querem dar à leitura de acordo com as informações que estão sendo disponibilizadas. Estess são alguns dos principais requisitos que uma matéria deve ter para que possa ser identificada como característica do jornalismo on-line.
O ambiente virtual oferece uma infinidade de recursos que possibilita ao leito ficar informado quase que imediatamente sobre os fatos que ocorrem no mundo. Para que esta proposta se torne eficaz, o ambiente jornalístico deve oferecer recursos para que, ao se informar sobre determinado assunto, o leitor tenha à sua disposição a possibilidade de acessar informações adicionais ao fato sem que, necessariamente, elas estejam inseridas na matéria. Desta forma o leitor tem em mãos a possibilidade de percorrer um caminho não linear, onde ele escolhe a quais informações adicionais terá acesso, a partir de links ou box com matérias relacionadas, por exemplo.
Para que se diferencie do jornalismo tradicional, na forma como conhecemos a vários anos, é imprescindível que o ambiente ofereça a possibilidade de interação, seja com contribuição através do envio de imagens,comentários, ou informações que podem acrescentar sentido e contextualizar melhor a matéria publicada pelo jornalista.
• Pensar em uma versão “reduzida” para MOBILE (CELULAR/PALM ETC)
Jornalismo o-line deve oferecer possibilidade para que o leitor possa percorrer uma caminho "autônomo" pela notícia, escolhendo o que quer ler, de forma objetiva e eficaz.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário