terça-feira

RETIFICAÇÃO DA QUESTÃO DA PROVA

QUAIS OS PRINCIPAIS IMPACTOS DO HIPERTEXTO NO JORNALISMO DIGITAL? DISCUTA ESTES IMPACTOS, APRESENTE AS MUDANÇAS PRINCIPAIS E RELACIONE COM O CONTEÚDO VISTO EM SALA DE AULA. Antes da World Wide Web, conhecida também por www, ou web, a internet já era utilizada para divulgação de informações direcionadas à públicos específicos. A utilização da rede para fins jornalísticos se deu com o desenvolvimento da web nos anos 90 (MIELNICZUK, 2001). Mielniczuk (2001) identifica três fases na história do jornalismo na web. Na fase transpositiva, a primeira, em que o jornalismo na web é mera reprodução do impresso, as atualizações eram realizadas apenas uma vez ao dia, quando se fechava a edição impressa dos jornais. Na fase seguinte, denominada metáfora, embora as características do jornalismo impresso continuem marcantes, os recursos da web começam a ser utilizados. É neste momento que surge a hipertextualização e a possibilidade da leitura não linear, aquela em que o leitor tem a possibilidade do acesso à informação sem obedecer necessariamente uma sequência pré determinada. A fase denominada webjornalismo é aquela que se utiliza de um modelo hipertextual avançado, onde todos os recursos da web podem ser utilizados, como notícias elaboradas exclusivamente para publicação na rede, possibilidade de acompanhamento de notícias publicadas anteriormente sobre o mesmo fato, além de links com informações em outros formatos, como vídeos e áudio, por exemplo. É neste momento que a possibilidade de interação do leitor também é maior, pois são disponibilizados espaços para comentários e sugestões. A hipertextualização traz uma possibilidade de maior contextualização da matéria jornalística. Através da utilização de links associativos, não se faz necessário adicionar ao corpo da matéria, por exemplo, um box com fatos relacionados ao caso, que tenham sido publicados anteriormente para que o leitor possa relembrar e acompanhar. Através do modelo hipertextual, o leitor pode fazer o seu caminho diante das informações, escolhendo o que quer ler e em que momento. Entre os impactos negativos da disponibilização de links no jornalismo digital, se destaca a idéia de que, ao seguir outros links, numa perspectiva não linear, o leitor pode não voltar à quele primeiro site que originou a busca. Assim, os links configuram-se como uma porta de saída e de abertura para outros sites. A utilização de links para outros sites tanto no jornalismo digital quanto na internet como um todo implica na saída do leitor de um site para outro. Muitos sites de notícias apresentam links para outros sites como forma de complementar a matéria. Pode haver um site, por exemplo, que publique uma matéria sobre a declaração de imposto de renda. Este site pode disponibilizar um link para o site da receita para que o leitor saiba como proceder. A utilização de links para outros sites como forma de enriquecer a matéria pode gerar no leitor uma certa falta de crédito no site, pois ele poderia explicar e exemplificar ali mesmo as informaçãoes adicionais, sem que o leitor precise se direcionar a outro site, pois como consequência ele pode não voltar ao site anterior. A disponibilização da maior quantidade de informações possíveis no mesmo site, mesmo com a disponibilização de links internos, gera credibilidade ao veículo, e evita que o leitor vá buscar informações adicionais em outros sites. Uma caracteística positiva na utilização de links no jornalismo on-line é a disponibilizaçao, por exemplo, de um link para que o leitor possa, ao final da leitura, realizar o procedimento da declaração do imposto de renda, após se informar no site de notícias, sobre como realizar o procedimento. Embora o jornalismo on-line tenha sofrido algumas mudanças, chegando a fase do web-jornlismo, em que a disponibilização de links com informações em outros formatos, é uma das caracteísticas principais, é necessário manter um característica que remete à fase transpositiva, onde o espaço é limitado. No jornalismo digital é importante que o leitor consiga obter o maior número de informações, nos mais diferentes formatos, dentro de um mesmo site, para gerar credibilidade e, principalmente, fidelidade. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS MIELNICZUK, Luciana. Características e implicações do jornalismo na web. Trabalho apresentado no II Congresso da SOPCOM. Lisboa, 2001. SCHNEIDER, Adérito. O hipertexto e a produção do Jornalismo.Disponível em cpd1.ufmt.br/joronline/adm/artigos_cientificos/hipertexto.pdf?id=13. Acesso em 18 de maio de 2009.

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